domingo, 27 de junho de 2010

Medicals

Fase chatinha, sem novidades.
Os exames em si näo säo complicados: coisas como HIV, Hepatites, etc. Nada que só um exame de sangue e um rx peitoral näo resolvam. O problema é que esses resultados tem de ser entregues em inglês =/

Fazer pelo plano de saúde ou na rede pública está fora de questäo. Minha opiniäo. Traducäo juramentada custa uma nota e, definitivamente, näo vale a pena. Algumas pessoas conseguem pelo plano em laboratórios grandes, mas muitos tiveram problemas (o laboratório disse que forneceria os laudos em inglês, coisa que näo aconteceu. Ou o candidato ligou no laboratório e falaram que näo faziam em inglês, mas fizeram, etc.).

Fiz os meus em um laboratório especializado em exames para companhias marítimas e aéreas. Se chama Sample Med e fica na Avenida Angélica, em Säo Paulo. Eles fazem todos os exames (menos o ginecológico) + a consulta médica. O médico é muito bacana e preenche todos os formulários (seu histórico médico, resultado de exames, vacinas e até o oftalmológico - esse, por ser mais simples no meu caso, que näo uso óculos nem lentes). Os resultados säo entregues em cinco dias úteis e säo todos em inglês.

Fora isso, fui ao dentista pra ver se estava tudo direitinho. Ele tem que preencher um formulário também, mas você pode ajudar se ele näo falar inglês. Lá tem que constar tudo sobre tua saúde bucal: se tem dentes faltando ou reparacöes (se sim, em quais dentes), se tem pontes ou coroas. Eles näo aceitam dente com cárie, ou seja: já arruma e aproveita pra fazer uma limpeza.

Pra acabar, tem uma lista de vacinas exigidas. Delas eu näo tinha 3: contra febre tifóide, hepatite A e uma tal de Meningocócica (numa variacäo que näo existe no Brasil, ou seja: vou deixar pra tomar lá). Essas eu näo consegui na rede pública, entäo lá se foram mais alguns R$$$.
Fiz uma pesquisa de clínicas aqui e a mais barata que achei foi, por incrível que pareca, a Clinivac . É uma super clínica e fui muito bem atendida. Em quinze minutos saí de lá com tudo certinho!

Fiz o upload dos resultados ontem. Agora é só esperar pela Final Approval ;)

16 comentários:

Hello Dubai disse...

Amei o blog!! Super útil e bem escrito! Não vejoa hora de ser sua co-worker!!
Mari

Dani disse...

Isabella! Qto mais ou menos vc gastou com os medicals? Vou pra Final amanha e se der tudo certo, quero ter uma grana meio q certa guardada!
Obrigada e adooooro seu blog!

Isabella disse...

Mariii, co-worker é pouco. Quero ser sua flatmate! YAY!!

Dani,
os medicals custaram R$350. Em relacäo ao dentista e às vacinas, é difícil dar um valor afinal, vai depender do que você precisa.
SUCESSO amanhä!! Depois vem me contar ;)

Kenia disse...

Oi Isa...
Fiquei com um pé atrás quando lembrei que nunca vi um cmro da Emirates de óculos. Sei que tem gente de lentes, mas... fiquei com um pé atrás mesmo assim.
Tá... eu acho que deve ser um saco usar lentes, mas eu usaria.
Você acha que por eu usar só óculos atualmente pode atrapalhar?
Tipo... eles pedem pra pessoa usar lentes ou é só quando chega lá será?
Beijos

Isabella disse...

Oi Kenia!

Você tem que usar lentes de contato =/ E tem que ser aquelas macias; as duras näo säo aceitas. Quando você recebe os Medical Forms, tem que ir a um oftlmologista e ser examinada JÁ usando as lentes que vai levar.

Boa sorte =)
Vale a pena!!!

Tammy disse...

Parabéns!
é o máximo ler a sua história!
Quero, um dia, poder contar a mesma...
Boa sorte

Aline Lima disse...

Kenia,
O grooming standarts diz que os comissários só podem usar lentes de contato, porém, quando você vier pra Dubai e estiver re-fazendo os medicals na Emirates Clinic, o médico vai perguntar se você quer uma carta que te libere a usar óculos. Basicamente ele vai escrever na carta que você não pode usar lentes por períodos prolongados e deve usar óculos durante os voos. Se você tiver essa carta, pode voar de óculos sim! (eu já voei sem carta, mas foi porque esqueci de repor o estoque de lentes na minha mala, hehehe, sorte que o purser era gente boa, senão eu poderia, no mínimo, receber um grooming report). Abraços

Kenia disse...

Obrigada pelas respostas, gente!
Meu status no site ainda ta como "applied". Tem uma semana e um dia que fiz a FI. Até ontem eu tava calma, mas to começando a ficar agoniada! Que horror! rsrs
Eu, que odeio atender telefone em casa e quando to sozinha deixo ele tocando, agora to sendo obrigada a atender. Ninguém merece.
Que agoniiiia! rsrs
Beijos

P.S. Se eu passar, com certeza vou pedir essa tal carta, a não ser que eu me acostume e prefira usar lentes... hehe

Isabella disse...

@Tammy: Obrigada =)
Você já tentou, vai tentar, está no caminho??

@Aline: bom saber, tenho um amigo na mesma situacäo. Nós lemos o material que mandaram e, em momento nenhum, é citado que podem haver excessöes.
Agora a pergunta é: vale a pena gastar alguns $€$ com as lentes aqui?

@Kenia: acho que eles ligam sempre no celular, näo?? Pra todo mundo que conheci, eles ligaram no cel. Até porque: 1)eles ligam cedo, podem acordar você e mais um monte e 2) tenho certeza que já tiveram más experiências, ligando na casa do candidato e, alguém que näo fala inglês (na minha casa, por exemplo)atende =/
Näo sei, tô divagando aqui =)

Aline Lima disse...

Pois é.. eu só soube da carta pra óculos aqui, mas não pedi. Estou tentando lembrar quanto eu pago nas lentes aqui, mas me lembro que aqui é ainda mais barato do que em Tokyo - e lá me custava uns US$60 por mês as lentes descartáveis (isso comprando o mínimo, quanto mais se compra, maior o desconto). Também não é necessário receita aqui.

Kenia disse...

Putz... Eu fiquei preocupada com a possibilidade de ligarem na minha casa. Até avisei pra minha mãe tratar de saber atender em inglês! hehehe
Ela consegue entender, mas se saberia responder, aí já são outros quinhentos...
Quero MUITO ser acordada por um número estranho! rsrs

Adriana disse...

Isa, você sabe me dizer, se os exames precisam ser feitos dentro das 2 semanas, que eles mandam o e-mail? Ou, eu já posso inicia-los, para não sair correndo feito louca depois?! Many thanks =)

Isabella disse...

Adriana,
se eles já te ligaram, comeca a fazer sim ;) Esse email às vezes demora a chegar.

Nalí disse...

Isabella, vc poderia informar qual o objetivo do raio x? É pra checar pulmão ou a ossatura? Eu tenho um troço chamado pectus excavatum e morro de medo disso atrapalhar.

Isabella disse...

Nali, o raio x é pra checar o pulmäo. Relaxa e deixa os médicos decidirem. Talvez isso näo influencie em nada =)
Boa sorte.

Giuliana disse...

Isabella, Meu status mudou ontem pra you wil be contacted...
e estou tentando adiantar algumas coisas..
Na Sample Med eles fazem todos os exames, inclusive o de vista, certo?? O gineco pode ser em portugues ja q eles nao fazem la ou tem q pagar traducao juramentada??
To tentando nao surtar cm essa burocracia toda!!!
By the way, muito bom seu blog!!! Ajuda os desesperados como eu!!! Rsrsrs