quarta-feira, 2 de junho de 2010

Assessment Day - Post Bíblia

O Assessment Day é a segunda (e mais complexa) fase do processo de selecäo da Emirates.
Participei do AD no dia 30.05.2010 e vou descrever pra vocês como foi (vale lembrar que a estrutura de um AD costuma ser a mesma - 1 dinâmica de grupo, 1 prova de inglês + redacäo, 1 discussäo em grupo - mas que os temas säo variados e este é somente um relato da MINHA experiência).

O dia comecou às 8:30 com um recrutador da Fly Right. Recebemos um número de identificacäo e entregamos os seguintes documentos:
  • Currículo atualizado e em inglês (de preferência com o seu 'EK Reference Number' impresso nele. Esse número é obtido ao se registrar neste site);
  • duas fotos casuais: uma de corpo inteiro e uma de rosto. Use bom senso na escolha dessas fotos. Näo use fotos de difícil identificacäo (por exemplo, com um grupo de amigos), com roupas curtas, decotadas ou sem manga, fumando ou bebendo, fotos ''miguxa'' de biquinho;
  • uma foto 5x7 com roupa social. Mulheres de cabelo totalmente preso, maquiagem, blazer e camisa. Homens de terno e barba feita. SORRISÄO!! Minha foto foi feita no Estúdio Foto Sanjer, em Säo Paulo. Um time super profissional e que meu deu várias dicas quanto a maquiagem, cabelo, postura. Eles tiram várias fotos e você pode escolher depois. Tudo isso com um preco excelente. Fica a dica.
Depois disso nos dirigimos à sala onde os recrutadores da Emirates estavam. Neste dia tinhamos uma recrutadora egípcia e um gerente geral de comissários que, acredito, era australiano. Ele falou um pouco sobre a vida em Dubai e na empresa, o que foi ótimo pra relaxar antes da primeira dinâmica comecar.


1° etapa: dinämica em grupo.
Éramos cerca de 45 pessoas e fomos divididos em dois grupos. Sentamos em círculo e trabalhamos em dupla. TEMA: apresente-se à pessoa ao lado e diga três características/curiosidades suas. Foram coisas do tipo: joguei vôlei por 10 anos, morei em tal país por 2 anos, toco piano, etc.
Enquanto nos apresentavamos ao nosso vizinho, éramos chamados um por um para uma rápida entrevista com um dos recrutadores. Ela me pediu que fizesse o teste de altura (aquele de alcancar os 212 cm) e me perguntou o que eu fazia atualmente. Coisa muito rápida, só falei que tinha acabado de voltar de um intercâmbio. Depois que todos passaram por essa pequena entrevista, apresentamos nosso vizinho ao grupo. Só levantar e falar um pouco (só um pouco) sobre a pessoa. Dicas:
  • näo fale demais. Säo muitas pessoas para se apresentarem e eu vi, muitas vezes, o recrutador ficar impaciente com pessoas contando a história de vida do outro.
  • Se esquecer alguma coisa que seu vizinho falou, näo se preocupe. Se esquecer tudo, INVENTE. Näo é o potencial do seu colega que está sendo avaliado pelas coisas que você diz, mas sim a sua postura, simpatia e maneira de dirigir-se ao grupo. Mas, por favor, preste atencäo no que seu colega fala.
  • Näo fique nervoso. Sorria e olhe seus colegas nos olhos.
  • Näo se dirija ao recrutador enquanto fala, mas sim ao grupo.
Depois disso saímos da sala e aguardamos cerca de 10 minutos (oportunidade, aliás de ir ao banheiro, beber água e, pras meninas, retocar a maquiagem e o cabelo. Nada de fios voando!). Como todas as etapas säo eliminatórias, o recrutador da Fly Right nos entrega, após cada uma delas, um papel dobrado onde está escrito se você passou para próxima fase ou näo.

Nesta etapa foram eliminadas cerca de 10 pessoas.

2° etapa: Prova de inglês e redacäo.
Nos foi dada uma hora.
A prova consiste em interpretacäo de texto e gramática e é de questöes alternativas.
A única dica aqui é: faca primeiro as que acha fácil e deixe as mais difíceis pro final.

A minha redacäo foi, gracas a Deus, muito fácil. Tenho muita dificuldade em escrever redacöes e esse é um dos pontos que mais me assusta em processos seletivos. Meu tema foi: Fale sobre uma coisa errada que fez e o que aprendeu com isso + Fale de uma decisäo difícil que teve que tomar.
A dica aqui: a recrutadora falou para näo nos preocuparmos, porque eles näo estavam ali para avaliar e julgar a nossa vida pessoal, mas sim a nossa gramática. Por isso, poderíamos falar sobre situacöes na vida particular ou profissional e poderíamos até inventar. A primeira parte eu inventei (aliás, uma história muito boba) e a segunda eu contei uma situacäo real (mas com um toque de novela mexicana). Use somente palavras que conhece, ao invés de querer impressionar e acabar escrevendo besteira.

Aqui um break de 45 minutos e depois voltamos para receber os Congratulations/Regret papers. Nessa, cerca de 9 pessoas foram pra casa.

3° etapa: discussäo em grupo
Fomos novamente divididos em dois grupos mas, dessa vez, o segundo grupo ficou fora da sala e teve um break de 30 minutos. Entrei no primeiro. Sentamos em círculo novamente e nosso objetivo era criar, em 20 minutos, uma nova companhia aérea obedecendo os seguintes tópicos: Nome, tipo (turismo, frete, negócios), quantas aeronaves, qual o tipo de comissário e destinos (näo lembro se eram exatamente esses pontos, mas era nesse sentido). Enquanto discutíamos, os recrutadores andavam ao nosso redor, anotando tudo em relacäo ao nosso comportamento.

Dicas: NÄO tem idéia certa ou errada. O que é avalido aqui é, mais uma vez, seu modo de se relacionar com seus colegas. Näo fale demais ou pouco, näo fale mais alto que o grupo, näo interrompa ninguém, näo se dirija aos recrutadores. Sorria, sorria, sorria e sente-se direito.
Eu näo apresentei uma idéia sequer, mas participei discutindo as idéias que o pessoal falava. O erro que vi de quem foi eliminado foi falta de argumentacäo consistente. Eles chegaram a falar, todos falaram, mas alguns apenas repetiam tudo o que outro colega tinha acabado de falar. Näo apresentaram idéias novas, näo criticaram as já existentes, näo acrescentaram nada a elas, só repetiram.

Depois disso, mais uma entrevista pessoal bem básica e rápida, onde foi perguntado: qual sua língua materna, se tem fluência em outras línguas, se tem alguma tatuagem, cicatriz ou marca de nascenca. Só.

Congratulations/Regrets one more time e éramos 11 no final do dia (que acabou cedo, aliás. Essa última fase acabou +- 14:30).
As dinâmicas acabaram aqui e fomos todos convidados pra Final Interview.
Mas, antes de ir pra casa, veio a parte mais cansativa: um teste psicológico (näo eliminatório) de 180 perguntas. Eram perguntas diretas e você tinha de assinalar: sempre, às vezes, nunca.
Além disso, preenchemos um formulário sobre tatuagens (se tem, quantas, onde e se está em processo de remocäo - quantas secöes ainda faltam e qual a data prevista para finalizacäo) e um Application Form.

Próxima parada: Final Interview!

5 comentários:

Vitória disse...

Muito legal o seu texto Isabella! Dia 26/02 vou participar do Assessment Day. Que bom que encontrei o seu blog!

Anônimo disse...

Vitória, eu também vou! me add no msn: kalil_deca@hotmail.com (denise). Obrigada Isabella!

Anônimo disse...

isabela seu blog eh tudo!!!!! estou lendo de cabo a rabo!!!! Quem me falou dele foi a Lara, esta na emirates a 1 ano eu acho e nos conhecemos a vaaarios anos, eu voo na tam a 6 anos e vou me submeter ao processo da emirates agora...nao sei se aqui na italia ou se no brasil, enfim....tenho uma duvida basica..o q falar em relaçao a tatoo? nao pode ter? precisa estar em processo de remoçao se tiver? ... as minhas sao discretas e escondidas (nas costas) mas tenho uma pequena no pulso...nao sei como funciona! obrigada!julianagois12@hotmail.com

Claudia Ferreira disse...

Oi Isabella! Obrigada por partilhar essas informações, muito generoso da sua parte. Infelizmente, não sei se me sinto bem ou mal lendo seu texto. É o seguinte:
Fui ao AD em da Emirates pela primeira vez em Dezembro de 2011 na cidade do Porto, em Portugal. Tudo o que você escreveu aconteceu comigo, com excepção do teste psicológico final, que fiz em casa através de um portal da internet que as selecionadoras nos enviaram por email. Passei todas as fases e falaram para todos os sobreviventes daquele AD que iriamos receber um telefonema para marcar o dia e a hora da Final Interview. Um mês depois me mandaram um email me dispensando por não corresponder ao requisitos Image/Uniform (tenho a certeza que por causa de uma tatuagem que tenho no pé, que resolvi remover agora).

Passaram 7 meses e me candidatei ao OD no Rio de Janeiro, onde moro agora. Passei o OD e fui para o AD novamente. O início do dia foi mais ou menos como você descreve. Eu fiquei no segundo grupo das fases eliminatórias. A tensão subiu quando, enquanto esperávamos os resultados da 1ª Dinâmica de Grupo, soubemos por colegas do primeiro grupo que de 34 pessoas desse 1ºgrupo só tinham ficado 9! Aí as selecionadoras entraram deram a carta para todo mundo e, fora da sala, consegui contar 5 sobreviventes de entre os 31 candidatos do 2ºgrupo.
Conclusão:
Todos ficaram super frustrados e revoltados, até porque não deram qualquer tipo de explicação ou dica do Porquê termos sido todos eliminados.
Detalhe:
As pessoas que ficaram para a fase seguinte tinham inglês muito fraco, mal participaram da dinâmica e não tinham uma postura apresentável. Não quero ser demasiado dura, mas sentia-me realmente preparada para entrar dessa vez e foi pior que a primeira tentativa... Alguma ideia sobre o que possa ter acontecido? Todos que tentaram em outros estados contam experiências semelhantes à sua e à minha em Portugal. O que poderá ter acontecido???

Sissi disse...

Claudia Ferreira aqui em Portugal aconteceu um episodio parecido, do meu grupo so passou uma rapariga que tinha um pessimo ingles e ate era bem fortezinha , mas no entanto era super simpatica e eles sentiram empatia com ela... no fim é isso que conta..